terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Black and White

Whatz up!

Diz ai galera, sentiram a minha falta? Poisé... a vida aqui é agitada!!!

Vamos separar esse post em dois: temos a parte chata e técnica, com opiniões e comentários a respeito do funcionamento da Disney World Resort e a parte legal, onde vou contar mais coisas digamos, hmmm, interessantes.

PARTE CHATA, MASSIVA E SONOLENTA

Aviso ao leitor leigo: não se sinta culpado em pular essa parte. Respire, relaxe, concentre-se e desça até a parte Legal, Alegre e Engraçado!

Linha de Serviços Disney --> É incrível o tamanho dessa companhia. A Disney World Resort é dona de empresas como a rede de TV americana ABC, o canal de esportes ESPN, dona de direitos autoriais de inúmeros "fairy tales", etc...

A DWR possui mais de 65 mil funcionários diretos, fazendo com que Orlando seja a maior cidade empregadora dos Estados Unidos. Qual a razão do levantamento de todos esses dados? Mostrar a vocês quão pequeno e diminuto eu me sinto nesse mundo.

A Disney é uma linha de montagem. Ou melhor, de serviços. Cada funcionário do baixo e médio escalão tem uma rotina fixa e definida, permanecendo cego em relação ao todo. Deixa eu por em palavras claras: se você trabalha na loja Emporium, por exemplo, saber o que acontece na loja à sua frente já é muito. A Disney quer seus Cast Members especialistas somente naquilo em que trabalham. Se o cara é bom vendendo bonés do Pluto, a Disney irá incentivá-lo a continuar bom nisso mas nunca em tentar ajudar a enxergar o todo. É o estilo Fordista de produção. Cada um faz o seu trabalho sem saber, ao certo, aonde aquilo resultará. É a sensação que eu tenho.

A parte interessante e engraçada disso é que a Disney consegue motivar seus funcionários tão bem, mas tão bem que estes sentem suas necessidades preenchidas, saciadas, criando a falsa ilusão de satisfação. Desde o início do trabalho, você é tratado como único, como engrenagem fundamental na máquina de entrenimento Disney. Em vez do Cast Member ficar irritado e infeliz, ele consegue manter o altíssimo nível de padrão Disney. É antagônico, pois a maior parte das pessoas ganham menos do que o Burguer King, por exemplo, paga. Existem pessoas ali, e não são poucos, com mais de 40 anos e que fazemo 800 dólares por mês. Como, eu me pergunto, alguém pode ter paciência de ficar aturando Guest mala por 8 horas seguidas e ainda sim conseguir manter o alto padrão, mesmo ganhando tão pouco?

É uma pergunta muito pertinente e que ainda estou respondendo, pois existem muitos fatores nos quais eu não conheço. Será o ambiente do Magic Kingdom que provoca essa imensa alegria em trabalhar pela Disney? Não sei...Será que está provado que o salário, hoje em dia, vale menos do que ter um bom ambiente de trabalho? Isso me lembrou minha primeira aula de Adminisração, com o experimento de Hawthorne.
Se eu tirei alguma conclusão disso tudo? Sim, em parte!!

Acredito que o vital nesse programa é ganhar experiência. Não dinheiro nem prestígio profissional. Vivência é a palavra certa. Estou ralando muito, trabalhando pesado em coisas que não gostaria de fazer se pudesse escolher. Não é um trabalho que me desafia, pois é muito pragmático e restrito, não dando liberdade à minha curiosidade. Porém, estou focado em sugar cada gota que a minha área tem a me oferecer, sendo estocando Strollers (carrinhos de criança) ou lidando com Guests. Você, leitor, pergunta: quando, na sua vida, você vai precisar saber como estocar Strollers. Eu lhe digo: você está vendo a questão do foco errado. É preciso perceber "the whole thing" e procurar entender qual a importância de saber estocar Strollers com o resto da organização, do mundo.

Think outside the box

YES! Terminou a parte chata!!! Eu tentei expressar o turbilhão de pensamentos e idéias que tenho, com o foco de um administrador, à 1 da manhã e em 4 parágrafos... Não estou metendo o pau na Disney. Só achei interessante a questão de como alguém pode trabalhar feito um cão e ainda sim atender as pessoas com um SINCERO e simples oi.


PARTE LEGAL, ALEGRE E ENGRAÇADA


1) Fiasco na Copa de Futebol


Não riam. Eu não achei engraçado. Ok ok, só uma risadinha, um gracejo...

Perdemos a Copa de Futebol que teve aqui. Aliás, perdemos não. Fomos massacrados. 3 jogos,2 derrotas e 1 empate.
Vamos começar pelo início... ôôô redundância....

No ônibus - Foi engraçado. Entramos no ônibus que ia até o Mickey's Retrieat como 6 fanfarrões. Chinelinho havaiana nos dedos, camisa do brasil no peito, batucando, cantando, fazendo piadas, etc... Sentamos no final do ônibus e foi aquela cena clássica, típica de flamenguista pobre (desculpem pela redundância novamente) batucando para lá e para cá, um durmindo, outro gritando, outro comendo, a "estrela do time" de óculos escuros e gorro, etc...Até que, num determinado ponto, entrou, no ônibus, o time dos Sul Africanos que começaram a cantar conosco! De repente, o mais fanfarrão deles puxa um coro tipo assim:

ANIÁÁÁ ÚUUU TI LABAM! ANIÁÁÁ ÚUUU TI LABAM! ANIÁÁÁ ÚUUU TI LABAM!

Nós, brasileiros, burros e farofeiros, começamos a cantar junto o coro. Quando chegamos ao destino final, descemos do ônibus e já no campo perguntamos para um deles o que significava aquilo. Ele respondeu tipo assim: The air conditioner its to cold! Ou seja... nós crentes que estávamos tirando onda, cantando um hino de guerra irado da África ficamos como bobos, dizendo que o ar estava gelado. HAHAHAHA

No campo - Não riam. That's not funny, ok? Perdemos por culpa das condições em que jogamos. Papo de perdedor??? Veja a lista abaixo dos Top Five maiores micos da Copa.

Numero 5: Meteram 10 marmanjos em um campo que tinha metade do tamanho de um campo de Futsal.

Número 4: Não tinha área. Ou seja, o goleiro só podia pegar a bola com a mão quando alguem chutasse para ele.

Número 3: 5 minutos de partida. ISSO MESMO. Não são 5 minutos cada tempo. São 5 minutos para o jogo INTEIRO.

Número 2: Porradaria? Não não, imagina. Teve uma hora que, depois de tanta porradaria, fomos reclamar ao juíz que não existia Fair Play no jogo. Sabe o que ele nos disse? "Boys, what happens in the field, stays in the field." Resultado: 2 socos na cara e uma baixa no meu time.

Número 1: Sabe como o juiz começou o segundo jogo? JOGANDO A BOLA PARA O ALTO COMO SE FOSSE BASQUETE. Preciso comentar?

Foi roubado, injusto e ridículo. Voltamos rapidamente para nosso hotel para evitar maiores vexames.

For tonight, that's it!

Um vídeo para animar a galera!!





Thats All Folks!

http://picasaweb.google.com.br/alaniscs/disney





Nenhum comentário: